• O Castelo do Haut-Koenigsboug

    O Castelo do Haut-KoenigsbougDentro e fora da França, a imagem que se tem habitualmente da Alsácia é a das pequenas cidades floridas com suas coloridas casas de enxaimel no estilo germânico. Por essa razão, a descoberta do castelo do Haut-Koenigsbourg pode ser surpreendente. Para mim foi. Ele corresponde totalmente a ideia que eu tinha de um castelo com suas torres, pontes levadiças e canhões, cercado por uma fortaleza, um belo exemplo de um castelo medieval de montanha.

    Construído no século XII pela dinastia dos Hohenstaufen, esse castelo foi testemunha de conflitos e rivalidades entre senhores, reis e imperadores e pertenceu a diversos ilustres proprietários no decorrer de sua longa história. Localizado no topo de uma montanha a 700 metros de altura, ele domina a planície alsaciana oferecendo uma vista impressionante das cidades que se encontram ao seu redor, da cadeia dos Vosges, da Floresta Negra ao longe e, com um pouco de sorte, nos dias claros e sem neblina, um pedacinho dos Alpes. Essa visão abrangente não é obra do acaso, sua localização estratégica permitia observar as principais vias de acesso da região em tempos de guerras e conflitos, prevenindo-se, assim, da chegada dos invasores. Acredita-se que esse tenha sido o seu objetivo principal na época de sua construção.

    Em 1462 ele foi parcialmente destruído. Seus proprietários de então, os Habsbourg, entregam a reconstrução e a ampliação do castelo nas mãos dos Tierstein para que esses instaurassem um sistema defensivo contra os tiros de artilharia. Abandonado em 1633, ele foi oferecido a Guilherme II pela cidade de Sélestat em 1899. Sonhando em ressuscitar o antigo império germânico, esse imperador inicia a restauração do castelo para usá-lo como símbolo do poder do novo império.

    Em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes, o Haut-Koenigsbourg torna-se propriedadO Castelo do Haut-Koenigsbouge do Estado francês. A partir de então, o trabalho de restauração iniciado encontra-se no centro de polêmicas em consequência da conflituosa relação franco-alemã. Apesar disso, em 1993 ele foi tombado pelo Estado francês, classificado monumento histórico e totalmente reabilitado. Sua decoração interior medieval é rica, e apresenta também uma bela coleção de armas e móveis dos séculos XVI e XVII.

    Localizado no centro da região, na fronteira entre os departamentos Haut-Rhin e Bas-Rhin, ele é hoje um dos maiores patrimônios cultural e turístico da Alsácia, recebendo anualmente meio milhão de visitantes. O Castelo do Haut-Koenigsbourg é um dos monumentos mais visitados de todo o país.

    Site internet: O Castelo do Haut-Koenigsbourg


  • Commentaires

    1
    Rosane Zany
    Samedi 23 Septembre 2017 à 13:15

    Deve se realmente lindo, espero colocar no meu roteiro de viagem

      • Lineimar
        Samedi 23 Septembre 2017 à 13:56

        É muito bonito sim, para quem gosta desse tipo de patrimônio. Não fica longe daqui de casa.

    • Nom / Pseudo :

      E-mail (facultatif) :

      Site Web (facultatif) :

      Commentaire :




    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :