• Os mercados de Natal

    Os mercados de NatalOs mercados de Natal representam um dos pontos altos do turismo na região. Cada vez mais turistas do mundo inteiro vêm honrar a tradição natalina alsaciana e descobrir o artesanato e a gastronomia local e sazonal, inclusive aqueles cujos países não comemoram o Natal por não terem uma cultura dominante cristã, como japoneses, chineses ou coreanos.

    O mercado mais antigo é o de Estrasburgo, criado em 1570, quando essa cidade era germânica. Ela manteve essa tradição mesmo depois de sua incorporação ao estado francês, tradição que se espalhou por toda a região e até mesmo pelo resto do país. Mas é aqui na Alsácia que ela mantém sua mais autêntica expressão, oferecendo Os mercados de Natalprodutos artesanais e locais, supervisionados pelas respectivas prefeituras, o que não é infelizmente o caso em outras regiões francesas onde o "made in China" fez sua aparição. 

    Muitas cidades, pequenas e grandes, organizam mercados a partir de meados de novembro. A duração varia de uma cidade para outra, as principais mantém sua atividade até o dia 30 de dezembro. Algumas cidades organizam Os mercados de Natalseus mercados em torno de temas específicos. A cidade de Altkirch propõe um Natal místico em torno das grandes lendas, a cidade é decorada com gnomos e personagens mágicos; a cidade de Ribeauvillé propõe um Natal medieval, aproveitando-se de sua decoração medieval já permanentemente instalada, onde artesãos praticam sua atividade como no passado, suas ruas se tornam um palco ao vivo com espetculos de outrora. A cidade de Colmar propõe diferentes pequenos mercados, com espaços específicos para as crianças, um mercado artesanal coberto. A cidadOs mercados de Natale de Mulhouse propõe um pequeno mercado concentrado em seu mais belo espaço, a praça da reunião, onde é instalada uma roda gigante, da qual se pode apreciar uma vista única da cidade.

    O passeio proposto é um tour pelos principais mercados alsacianos, determinados em função da duração da estada. Solicitações de maiores detalhes e orçamento pelo formulário de contato.