• A cozinha alsacianaPodemos apresentar a cozinha alsaciana da mesma forma que apresentamos sua cultura de um modo geral, caracterizada por uma forte influência alemã. Percebemos, contudo, nela, o savoir-faire francês. Em outras palavras, eu diria que encontramos em sua constituição muitos frios, linguiças, patês e embutidos diversos, preparados com técnicas da cozinha francesa, essa última também visível na delicada apresentação dos pratos. Aviso aos interessados: as quantidades são definitivamente germânicas, ou seja, generosas.

    O prato mais conhecido da região é o chucrute, composto de repolho fermentado cozido com zimbro e às vezes também com cominho, servido com toucinho, linguiças, salsichas, carne de porco defumada e batatas cozidas. O chucrute é servido em festas populares por ser um prato simples e prático de servir a um grande número de pessoas. Ele também está presente em cardápios de restaurantes alsacianos tradicionais. Acredito que as pessoas aqui raramente o preparem em casa no seu cotidiano, eventualmente em encontros familiares ou entre amigos, como a nossa feijoada.A cozinha alsaciana

    A cozinha alsaciana vai, contudo, muito além do chucrute. Existem, aqui, muitos pratos à base de porco como o pé de porco empanado; mas também a fleischnaka, um rocambole de carne envolto em uma massa fina; as quenelles de fígado ou lewerknepfles que possuem em comum com as quenelles lionesas apenas a forma; o baekeoffe, um prato à base de carne de porco, de boi e de cordeiro cozidos com batatas em uma panela de barro; o spaetzle, uma pequena massa em forma de losango que acompanha assados e carnes em geral ou servida como prato principal com toucinho refogada na frigideira; o pretzel, que é o símbolo da Alsácia; sem esquecer a muito popular flammekueche ou torta flambada, que parece uma pizza mas cuja massa não leva fermento, é bem fininha, geralmente gratinada com toucinho mas que tem sido declinada com diferentes recheios inclusive doces. No Sundgau, na parte sul da Alsácia e devido ao grande número de lagos ali existentes, o prato típico por excelência é a carpa frita servida com batatas fritas que recebeu, inclusive, seu roteiro oficial intitulado “a rota da carpa frita”, na qual constam os restaurantes onde tal prato é servido. Esses são apenas os pratos mais típicos e – digamos, os mais comuns por aqui, seria impossível citá-los todos. Um parêntese, talvez, para um prato do qual gosto muito, um pouco mais refinado, o frango ao riesling – riesling alsaciano, por favor!A cozinha alsaciana

    Mas o que é realmente irresistível aqui na Alsácia são os doces. Confeitarias com vitrinas que parecem bijuterias estão onipresentes em toda a região. Cada doce tem sua época pois cada um conta uma história mas podem ser encontrados durante o ano inteiro. O clímax do calendário é, evidentemente, o Natal, durante o qual o cheiro dos doces típicos e tradicionais invade as ruas, como os bredeles, pequenos amanteigados recheados com pistaches, amêndoas, nozes ou passas; o kugelhopf, um bolo seco em forma de charlote coberto de frutas secas; a mannala, pequeno brioche em forma de homenzinho (e algumas variantes em forma de coelho ou ovelha) servida no dia de São Nicolau no lanche das crianças.

    Poderia continuar escrevendo longamente, mas termino essa crônica dizendo-lhes que na Alsácia, muito além dessa comida popular e festiva, encontramos também uma cozinha extremamente refinada em numerosos restaurantes gastronômicos que não deixam nada a desejar aos grandes palácios parisienses.


    votre commentaire