• Roteiros culturais

     

    Roteiros culturaisComo em todas as regiões francesas, nas cidades alsacianas também a cultura é perceptível no ar que se respira, visível na arquitetura das cidades, onde vestígios romanos e germânicos se mesclam, nas igrejas, nas praças, nos museus, nos castelos medievais e em suas coloridas casas de enxaimel.Roteiros culturais

    O mais turístico e também o mais bonito dos passeios sugerios é, sem nenhuma surpresa, a rota dos vinhos da Alsácia, uma das mais antigas da França. Esse itinerário mítico os leva à arte da vinicultura milenar e à descoberta de pequenas cidades floridas, onde dezenas de cafés e restaurantes convidam a uma pausa durante a qual aproveitamos para experimentar especialidades locais e observar o charme do lugar, onde adegas dos viticultores locais propões sessões de degustação de seus vinhos. Muitas cidades compõem a rota dos vinhos. A visita que proponho inclui as cidades de Riquewhir, Ribeauvillé, Kaysesberg, Colmar e Turkheim. Os vinhos alsacianos de apelação de origem controlada são o Sylvaner, o Roteiros culturaisPinot Blanc, o Pinot Noir, o Riesling, o Muscat, o Pinot Gris e o impronunciável Gewurztraminer.

    Uma sugestão de passeio incomum, apesar de turístico e bastante agradável, é um passeio de barco pelo rio Reno. Esse rio é uma fronteira natural dividindo a França e a Alemanha. O aluguel de pequenos barcos que não exigem carteira de motorista específica para navegação pode ser feito no pitoresco porto de Kembs, proporcionando uma visão original  da região, simultaneamente das vinhas e cidades alemãs e francesas.Roteiros culturais

    Além dos passeios pelas cidades, uma outra particularidade alsaciana é a grande concentração de museus ali localizados, em particular nos arredores de Mulhouse. Seus temas são bem ecléticos e as visitas aos museus são incluídas ou não de acordo com o centro interesse de cada um. Dentre os mais intessantes, sugiro:

    • O Museu do Automóvel para os amantes de carros novos e antigos.    
    • O Museu do Trem que mostra a evolução da história ferroviária na Franca, onde foi criado o primeiro trem bala.
    • O Museu Bartholdi, escultor da Estátua da Liberdade que se encontra em Nova York.
    • O Museu da Impressão em Tecido, belíssimo museu, mais interessante do que seu nome indica, que retraça os tempos áureos da indústria têxtil em Mulhouse.