• Roteiros esportivos

     

    Roteiros esportivosO que eu chamo de "roteiros esportivos" não exigem, na verdade, um grande esforço físico. São passeiosRoteiros esportivos na natureza que englobam caminhadas a pé, passeios de bicicleta ou passeios de caiaque.

    As caminhadas a pé duram uma ou duas horas com um nivelamento de aproximadamente 200m, acessível a crianças e adultos da terceira idade. A Alsácia é o paraíso para quem gosta de caminhar, de observar a natureza e der a sorte de cruzar um esquilo ou um cervo no caminho. A ideia nesse roteiro é almoçar em uma fazenda albergue, que oferece uma comida típica, simples e caseira, geralmente farta. Esses passeios podem ser feitos:

    • Na Floresta Negra que fica na vizinha Alemanha.
    • Nos Vosges, uma cadeia de montanhas que cobre três regiões francesas, dentre as quais a Alsácia.
    • Pelos vinhedos que produzem os famosos vinhos alsacianos cruzando cidades pitorescas.
    • Em  volta do lago de Kruth.  
    • No Sundgau, a região mais rural e verde da Alsácia, onde 700 km de trilhas marcadas estão à disposição dos hikers

     

    Roteiros esportivosA Alsácia oferece 2.000km de itinerários por ciclovias. Os passeios de bicicleta que proponho serão feitos pelo canal do Ill, do Reno e em volta do lago de Kruth, por pistas planas e curtas, acessível a crianças e adultos da terceira idade. Ele pode culminar em um almoço nos diversos restaurantes dos arredores do canal ou em um piquenique com produtos típicos e locais: salaminhos, patés, queijo münster, kougelhopf, pães etc. e um bom riesling para regar tudo isso (a tomar com moderação).  

    Os passeios de caiaque são feitos no canal do rio Ill. Essa proposta só pode, contudo, ser concretizada no verão em dias de sol. Ou seja, ela fica submetida aos caprichos da meteorologia e exige uma certa logística, pois é realizada por terceiros (locação dos caiaques, transporte do material em carros adaptados, transporte das pessoas aos seus carros no fim do passeio).

    E porque não tirar um dia de farniente num spa alemão com piscinas aquecidas numa paisagem verdejante?