• Roteiro gastronômico

     

    Roteiro gastronômicoNa gastronomia também a Alsácia apresenta um equilíbrio harmonioso entre as cozinhas francesa e alemã. Grande produtora de repolho, seu prato regional mais conhecido não poderia deixar de ser a chucrute, servida em muitos restaurantes da região. Um outro prato muito típico facilmente encontrado em bares e restaurantes é a flammekueche, seu nome alsaciano, ou tarte flambée, em francês. Feita com uma massa bem fina tradicionalmente recheada de cebola e bacon, é o equivalente da pizza para os italianosRoteiro gastronômico. Hoje ela é também encontrada em versões sofisticadas, com foie gras ou salmão e também para a sobremesa em versões doces, com maçã caramelizada, frutas vermelhas ou limão com merengue. A influência germânica é reconhecida pela Roteiro gastronômicopresença de frios e linguiças em diveros pratos, e a influência francesa no modo de prepará-los, diversificado,  como o baeckeoffe, um prato feito com três carnes, cordeiro, boi e porco, que cozinha lentamente no bafo durante no mínimo 24 horas. O frango ao riesling também apresenta um savoir-faire bem francês em sua preparação. Muitas carnes são servidas acompanhadas de spaetzle, uma massa tipicamente alsaciana, dourada na frigideira com uma ponta de manteiga. Sem esquecer a carpa frita, especialidade do Sundgau, a parte mais rural da Alsácia. Empanada com farinha de rosca ou de milho, servida com batatas fritas, salada e maionese, essa especiaria representa bem essa parte sul da região decorada por vários pequenos lagos onde este peixe é abundantemente encontrado. Os restaurantes sundgauvianos que oferecem esse prato em seus cardápios criaram a rota da carpa frita (nem todos, porém, apresentam o mesmo nível de qualidade).Roteiro gastronômico

    Roteiro gastronômicoMas a grande tentação aqui são os doces: cada época do ano, cada festa tradicional tem seu próprio docinho, como os lamalas na Páscoa, a torta de mirabelle no outono, o bolo-rei e seu recheio de amêndos degustado no Dia dos Reis, explodindo no Natal com um festival de bredalas, pães de mel, a famosa büche natalina, e os intemporais kougelhof, a torta linzer ou beeraweka servidos com um cafezinho nos lares alsacianos durante o ano todo.                                                          

    Restaurantes charmosos, tradicionais ou modernos, estão espalhados pela região, e a acolhida é geralmente calorosa. Aviso aos gulosos como eu, que nos passeios que proponho terá sempre uma pausa para um almoço, um docinho e um café!