• Roteiros históricos

     

    Roteiros históricosA História da Alsácia é muito particular com relação ao resto da França. Aqui, os franceses, não alsacianos são chamados de "franceses do interior", confirmando o caráter de exceção dos alsacianos: são franceses... mas nem tanto. Essa característica é facilmente explicada pela dura e complexa História alsaciana, que passou do domínio alemão ao francês alternadamente desde a Idade Média, tendo se tornado francesa definitivamente no fim da segunda guerra mundial.Roteiros históricos

    Seu rico patrimônio traduz os momentos conturbados e sua estratégia de defesa: castelos, fortificações, a Linha Maginot, os sítios de memória das primeira e segunda guerra mundial.  

    Roteiros históricosPara mergulharmos nessa trajetória única, as seguintes visitas são propostas:

    • Às fortificações de Vauban: a Alsácia se ligou progressivamente a França a partir de 1648 pelo tratado de Münster. Para defender a fronteira do Reno, Luís XIV cria uma série de fortificações, dentre as quais a de Neuf-Brisach, o mais bem conservado exemplo.  
    • Ao Castelo do Haut-Koenigsbourg: suas pontes levadiças, suas salas de armas e suas torres o levarão a idade média.  
    • Ao Castelo de Hohlandsbourg: construído em 1279 pela iniciativa dos Habsbourg que mostra um belo exemplo de arquitetura militar medieval, oferecendo também um panorama de 360° do vale do Reno.  
    • Ao Memorial do Linge: teatro dos combates mortíferos que ocorreram em 1915, no fim da Primeira Guerra Mundial.  
    • Ao antigo Campo de Concentração do Struthof: único campo de concentração em território francês em memória dos horrores cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.